O DESAFIO
Como podemos lidar com as grandes crises e desafios dos nossos tempos? Quais são as transformações que queremos ser/ver no mundo? Que novas abordagens à mudança e práticas pedagógicas estão a emergir no mundo? Como estas práticas podem ser aplicadas nos nossos contextos, projectos e iniciativas de mudança?
Envolva-se nesta viagem coletiva em busca de novas perspectivas que nos aproximem do mundo mais belo que sabemos ser possível.
O CURSO
Esta viagem de aprendizagem coletiva foi desenhada como uma inquirição onde as conversas entre participantes nos poderão levar a lugares imprevistos que não planeámos. Apesar de os conteúdos do curso comportarem metodologias de trabalho social inovadoras (Teoria U e Mudança Sistémica, entre outras), queremos adoptar uma dinâmica fluída, com um estilo de aprendizagem delicado, que encoraja os/as participantes a partilharem estórias que irão habitar-nos, gestacionar dentro de nós e trazer mudanças para as nossas relações, incorporando as mudanças que queremos ver/ser no mundo.
Esperam-vos 3 encontros locais (Junho, Setembro e Outubro), visitas exploratórias, caminhadas empáticas, entrevistas diálogo, jornais de reflexão, mindfulness, circulos de coaching, mentoria, ações experimentais e muito mais.
A viagem
15 a 18 de Junho - 1º Encontro Replay
Encontro em horário a definir conforme disponibilidade das pessoas inscritas (tarde ou noite - pós laboral) de quarta a sexta e o dia inteiro de Sábado para embarcar na viagem coletiva, conhecendo as pessoas fantásticas que o/a acompanham, refletindo sobre os grandes desafios atuais e tomando contacto com abordagens inovadoras à transformação social.
Julho – Experimentação com novas ferramentas de imersão nos contextos onde estamos a intervir para reconfigurar a forma como pensamos as nossas práticas educativas. Aprendizagem entrepares e mentoria.
5 e 6 de Setembro – 2º Encontro Replay
Encontro de fim-de-semana para partilhar as reflexões e descobertas feitas durante Julho, experienciar abordagens inovadoras à mudança social e criar pequenas acções experimentais a implementar nas nossas práticas.
Setembro e Outubro – Implementação de acções experimentais. Mentoria personalizada com visitas de apoio aos contextos de cada participante.
21 e 22 de Outubro – 3º Encontro (Final) Replay
Partilha de resultados das acções experimentais, consolidação de competências adquiridas e construção de próximos passos individuais e coletivos.
Durante esta viagem iremos:
- Entender a interconexão dos desafios locais e globais
- Clarificar os aspectos do sistema que já não estão ao serviço das comunidades
- Tomar contacto com as sementes da transformação global que está em curso
- Repensar as nossas práticas à luz destas reflexões
- Colaborar entre pares que estão a intervir em diversos territórios
- Desenvolver competências de pensamento e mudança sistémica
- Melhorar as nossas competências de liderança e trabalho em equipa
- Experimentar abordagens inovadoras para a mudança social
Iremos construir coletivamente uma publicação sobre esta viagem conjunta ao centro de quem somos e de como queremos intervir nos nossos contextos, perante os desafios atuais.
PARA QUEM É ESTE CURSO?
O curso tem como foco principal as diferentes práticas e abordagens educativas existentes no território objetivando o seu questionamento, repensamento e recriação sendo, portanto, adequado a todos/as aqueles/as que são agentes educativos no território algarvio (educadores, professores, coordenadores de projetos, técnicos das câmaras municipais, animadores e educadores sociais, mediadores, etc.), que se sentem motivados, com disponibilidade para dedicar tempo pessoal para acompanhar todo processo de aprendizagem e que estão predispostos para co-criar novas formas de pensar e fazer.
Nas inscrições será dada preferência a:
- jovens profissionais/estudantes/voluntários entre os 18-30 anos envolvidos em iniciativas/projectos no terreno e com um papel ativo na implementação dos mesmos
- agentes educativos a trabalharem no concelho de Loulé
O curso será limitado a 30 participantes.