A METODOLOGIA
A partir dos princípios da educação não-formal e introduzindo o modelo da Teoria U que se constituiu como uma possibilidade para este coletivo trabalhar no reconhecimento das causas mais profundas dos problemas atuais e, a partir daí, gerar inovações para resolver esses problemas.
A teoria U é uma “maneira de desenhar e conduzir profundos processos de aprendizagem coletivo”. O processo em U é dividido em três fases, as duas primeiras são denominadas sentir e presenciar, e a última engloba a criação de protótipos e atuação em uma única etapa chamada de “realizar”. Estas etapas têm as seguintes características:
-
“sentir: questionar profundamente os nossos modelos mentais, vendo a realidade que está além do próprio filtro;”
-
“presenciar: mover-nos dali para um processo profundo de nos conectarmos com uma visão e um propósito, individual e coletivamente;”
-
“realizar: e então elaborar um protótipo para traduzir essas visões em modelos de trabalho concretos, dos quais se possa receber feedback e fazer novos ajustes”.
-
O significado do U está relacionado ao processo de mudança e seu formato devesse ao fato de que ao descer o lado direito o indivíduo percorre um caminho para compreender os seus modelos mentais e como eles estão relacionados à realidade na qual está inserido. O fundo do U é um espaço para reflexão, o indivíduo já tem um maior conhecimento sobre si e sobre o seu contexto, e agora tem a possibilidade de compreender a realidade atual e iniciar um processo de inovação, que é a subida do U. Nesta parte, todas as novas ideias são colocadas em prática o que não significa o fim, já que o processo pode iniciar novamente ou etapas serem revistas se necessário.